quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PROSSICA – Projeto Social Semente da ICA

Satisfação. Essa foi a sensação sentida ao conhecer um pouco a estrutura e história do Projeto Prossica. Localizado no bairro Castelão, o projeto potencializa seus trabalhos na ocupação de atividades extracurriculares com crianças e adolescentes, entre 5 a 18 anos, tendo em vista a missão de formar cidadãos conscientes de suas funções na sociedade.

Primeiro Contato – Fui encarregado de conhecer e relatar um pouco da trajetória do Prossica. Então nada melhor que ir até lá e me interar de suas funções e o que ele trata. Por volta de 15 horas do dia 21 de agosto cheguei ao local e fui ao encontro de Sandra Vinhas, coordenadora e monitora do projeto. Ela seria minha guia em minha primeira expedição. Atenciosa, ofereceu um gostoso suco de acerola acompanhado de umas bolachas, que logo me remeteu aos meus tempos de infância.

Ah minha infância! Tempos bons aqueles!

Na sala da diretoria, Vinhas me apresentou a história dos mais de 20 anos do Projeto Prossica, que nasceu da união dos jovens missionários da ABU (Aliança Bíblica Universitária). Com o apoio, infelizmente, único da Companhia Compassion, a instituição carece ainda de uma melhor infra-estrutura para atender as mais de 520 membros entre crianças e adolescentes que freqüentam a ONG passando 12 horas semanais nela.

Segundo Vinhas, para melhor atender a esses jovens o projeto é dividido em três categorias: primeiro, o ABC, que focaliza suas ações a crianças de 5 a 6 anos; o segundo é o CPV (Caminhando para Vencer), atendendo garotos de 7 a 10 anos; e por último o MQV (Mais que Vencedores), que abrange a faixa etária de 11 a 18 anos.

O trabalho com os pequenos cidadãos é realizado por monitores contratados ou voluntários que trabalham em quatro áreas de atuação: a espiritual, a física, a sócio-emocional e a cognitiva. Durante a conversa fomos algumas vezes interrompidos pelas crianças como o pequeno João Pedro, que na sala ao lado desenhava e trazia a coordenadora Vinhas suas figuras para sua apreciação.

No final da visita, acompanhei a coordenadora em tour às estruturas do Prossica. Fui a duas salas onde estavam algumas crianças que exercitavam a área cognitiva (ou seja, a realização dos seus deveres escolares, no qual os monitores pautavam a aprendizado com metodologias práticas de ensino).

O Projeto encontrava-se na Rua Itaboraí, nº. 255, no bairro Castelão, sendo atualmente administrado pela estudante de jornalismo das Faculdades Cearenses (FAC) Neuma Queiroz. Contando com um corpo de 21 funcionários, dentre professores de ensino formal, de arte, música e monitores de esportes, o projeto tem como alvo:

· Conduzir as crianças a se tornarem cristãos em fé e obras;
· Conduzir as crianças a se tornarem membros responsáveis de suas famílias, igrejas e comunicação;
· Conduzir as crianças ao seu auto sustento;
· Conduzir as crianças ao seu bem estar físico e social.

Para maiores informações sobre como ajudar o Projeto Sementes da ICA:
Contato: (85) 32956005
Email: savinhas@yahoo.com.br

Rafael Pereira, estudante de jornalismo
do 6ºsemestre das Faculdades Cearenses, FAC.

Nenhum comentário: